quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais


Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem


Logo que iniciamos as discussões sobre o uso das tecnologias recentes, tais como celular, face, (eram as evidencias) e suas interferências em sala de aula, consideramos quase impossível que tais recursos viessem no auxiliar, mas com a convivências da realidade dos alunos, nossas experiencias e leituras vimos que é possível sim, inserir esses recursos nas atividades em sala de aula.
"O contato entre estudantes e professores via pela internet ajuda-os na comunicação e estreita os relacionamento pois o aluno pode de forma mais informal apresentar suas duvidas mais claramente sem expor suas limitações cognitivas ou timidez. Segundo Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", de modo que admitimos com clareza a necessidade de inserir as redes sociais em sala de aula para facilitar a articulação entre seus atores, mesmo levando em consideração a necessidade de manter um “policiamento” sobre eles, para não saírem do foco, pois não são raras as experiências de sucesso , mas também constam situações em que os alunos fogem do tema e prejudicam o aprendizado e até colegas.
Cremos a facebook pode ser aproveitado para que estudantes desenvolvam o senso crítico e incentivem para superar aspectos de timidez, podendo em um ambiente mais pro9pincio a sua característica produzir temas e respostas mais fluentes e consistente a respeito de assuntos dos quais teria dificuldade de expressar ao se expor.
Ao se aproveitar o tempo que a grande maiorias dos jovens passam conectados dando-lhe oportunidade de estar lidando com as atividades da escola e podendo interagir com colegas estaremos modificando a forma deles estudar e o tempo desses alunos em contado com as tarefas, o que representa algo sonhado e pretendido pelos modelo mais recente de propostas educativas.
O Facebook desempenha um grande papel nas vidas dos alunos e isso não pode ser revertido, focar ou aproveitar esse espaço de inte4ração como meio educativo é uma das propostas mais promissoras para a educação na atualidade.
Temos então uma propostas de trabalhar com um recursos da tecnologia digital muitos eficaz, não podemos mais ficar fora do modo pelo qual o maior volume de informações ou comunicação se propaga e na faixa etária mais adequada para a atuação da escola.

As principais benefícios que o Facebook pode trazer a educação:

  1. ajudar a efetivar a politica de manter o aluno mais tempo ligado a escola;
  2. dissemina as atividades e horizontaliza as possibilidades de ensino;
  3. mantem o aluno em contado com seus amigos enquanto resolves atividades relacionadas a escola;
  4. Promover competências no mundo digital.
  5. manter contados com pais de alunos através dos grupos.
  6. possibilitas acessar conteúdos e responder tarefas mesmo distantes da escola;
  7. acentua a comunicação com a escola sem o deslocamento;
  8. permite acesso a dados e histórico de filhos com comodidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário